sábado, 21 de agosto de 2010

Prefeitos destacam esforço do Governo de Minas em garantir recursos aos municípios para compensar perdas do FPM


Em Conselheiro Lafaiete, Antonio Anastasia afirma que continuará a investir no desenvolvimento dos municípios

O governador Anastasia, candidato à reeleição, recebeu hoje em Conselheiro Lafaiete (Região Central), ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, o reconhecimento dos prefeitos mineiros pelo esforço do Governo de Minas em garantir investimentos nos municípios durante a crise financeira internacional. Em 2009, auge da crise, as prefeituras mineiras deixaram de receber mais de R$ 500 milhões em recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Governo Federal, em comparação aos repasses feitos em 2008.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), José Milton de Carvalho Rocha (PSDB), prefeito de Conselheiro Lafaiete, afirmou que as perdas foram compensadas por investimentos maciços do Governo do Estado em obras sociais e de infraestrutura, durante a gestão Aécio/Anastasia.

Presidente da entidade que representa os 853 municípios mineiros, José Milton afirmou que os recursos do Governo de Minas foram fundamentais à execução de programas e obras nas cidades e a prestação de serviços básicos para a população. Entre 2003 e 2010, o Governo de Minas repassou aos municípios mineiros cerca de R$ 1,6 bilhão em recursos destinados a obras de pavimentação de ruas, construção de pontes, postos de saúde, entre outros.

“Os municípios estavam passando dificuldades com a perda dos recursos repassados pelo FPM. O governador Aécio e também o Anastasia assumiram compromisso com os prefeitos e cumpriram, liberando recursos, possibilitando aos municípios de todas as regiões de Minas fazer investimentos que, com certeza, não teriam como fazer, porque não tinham recursos em caixa. Essa reposição representou uma quantia muito grande de investimentos e obras em todas as regiões de Minas”, afirmou o presidente da AMM.

Mais empregos
Antonio Anastasia afirmou que continuará a investir nos municípios para dotá-los de infraestrutura adequada para atrair empresas e mais empregos para a população.

“Vamos continuar avançando na infraestrutura dos municípios porque sabemos que a nossa grande obsessão é criar empregos de qualidade. E essa região tem um grande potencial. Não só pela questão siderúrgica, mas também por indústrias importantes que vamos atrair. Lafaiete é uma cidade muito importante para Minas. É uma cidade industrial, que tem um grande complexo de serviços, de logística, portanto, é uma cidade que tem merecido uma atenção especial de nosso governo. Desde os tempos do governador Aécio Neves e agora na minha gestão, a parceria com Lafaiete tem avançado”, afirmou o governador.


Prioridade à área social
A prefeita de Lamin, Ariane Camila Cerqueira Pedrosa (PR), fez questão de ir a Conselheiro Lafaiete para manifestar o apoio à candidatura de Antonio Anastasia. Ela afirmou que o município também enfrentou muitas dificuldades para receber recursos do FPM, mas em razão dos programas do Governo de Minas, foi possível garantir os serviços básicos para a população.

“Com o déficit que tivemos do repasse federal, se não fosse o governador e o Estado nos ajudar, eu não sei o que seriam dos municípios hoje. Se hoje ainda conseguimos manter o básico e fazer alguma diferença, foi graças ao apoio do Governo do Estado. Por isso, quero que Anastasia dê a continuidade a este projeto”, declarou.

O prefeito de Piranga e presidente da Associação Microrregional dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), Eduardo Guimarães (PSDB), afirmou que toda a região foi beneficiada pelos investimentos do Estado, que permitiram expressivos avanços sociais.

Segundo o presidente da associação, que reúne 30 municípios, os investimentos em saneamento melhoraram a saúde da população e a recuperação das estradas permitiu a melhora do escoamento da produção agropecuária. Eduardo Guimarães afirmou que Antonio Anastasia continuará a apoiar os municípios.

“É o melhor candidato, o mais competente, o mais eficiente. Junto com Aécio nos ajudou a levar Minas para o futuro e isso para nós é muito importante. Para se ter ideia, as cidades que não tinham asfalto todas têm agora. Recebemos investimento em infraestrutura, saúde, em educação, em saneamento, para nós, o investimento no social. Isso para nós foi muito importante. O meu município e a minha região foram contemplados nesses últimos anos em todas as áreas”, afirmou.


Apoio da população

Em Conselheiro Lafaiete, a população saiu às ruas para receber Antonio Anastasia e Aécio Neves. A caminhada começou em frente à rodoviária e seguiu pela rua Doutor Melo Viana, no centro comercial da cidade. Cerca de 200 pessoas foram conhecer de perto os candidatos que entraram em várias lojas e em duas lanchonetes.

A eleitora Maria das Dores Ferreira deu um abraço em Aécio Neves e disse que apoia o candidato indicado por ele. “Vou votar no Anastasia para ter continuidade deste governo. Adoro o Aécio, ele foi um grande governador. E agora o Anastasia tem que continuar”, afirmou.

Patrimônio Histórico
Antonio Anastasia assumiu o compromisso com a população de Conselheiro Lafaiete em restaurar o Solar do Barão de Suaçuí, mais conhecido como Castelinho. Recentemente, a iniciativa privada iniciou a restauração da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Antonio Anastasia afirmou que até o final deste ano, o Governo de Minas e a prefeitura firmarão convênio para iniciar a obra.

“Temos que esperar passar a lei eleitoral, porque é um convênio com a prefeitura. O prédio do Castelinho merece uma restauração. Tenho muita vinculação com o patrimônio histórico e esta é uma obra belíssima que vamos restaurar aqui”, afirmou o governador.

Fonte: Sala de imprensa
Coligação Somos Minas Gerais

Nenhum comentário: