terça-feira, 31 de agosto de 2010

Anastasia reforça compromisso de gerar mais empregos


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, e o ex-presidente Itamar Franco, postulante ao Senado Federal, visitaram na manhã deste domingo (29/08) as vilas Morro do Papagaio e Barragem Santa Lúcia, duas das comunidades que fazem parte do Aglomerado Santa Lúcia, onde moram cerca de 35 mil pessoas em Belo Horizonte.

Os candidatos, que foram recebidos com festa pela população, fizeram um corpo a corpo e participaram de uma carreata pelas principais ruas da comunidade. O governador retribuiu o carinho da população reforçando seu compromisso de gerar empregos de qualidade para os moradores dos aglomerados da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“A proposta fundamental de competência do Governo do Estado chama-se emprego. Porque com um emprego de qualidade, com uma boa remuneração, naturalmente, todas as demais políticas públicas ficam mais fáceis. É claro que continuaremos investindo muito na questão da saúde, segurança. Queria agradecer e reafirmar que nosso compromisso de trabalhar firme para cada vez mais gerar empregos de qualidade para Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que significa um trabalho especialmente positivo para todas essas comunidades”, disse o governador.

Antonio Anastasia recordou que a taxa de emprego na Grande BH vem aumentando significativamente nos últimos anos, como confirmou, quarta-feira passada, a última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada pela Fundação João Pinheiro (FJP). Segundo o levantamento, a taxa de desemprego na Região Metropolitana ficou em 8,3% em julho, a menor desde 1996, ano em que teve início a série histórica da pesquisa.

Também foi a mais baixa entre as oito regiões metropolitanas pesquisadas: Porto Alegre (8,9%), Fortaleza (10,2%), São Paulo (12,6%), Distrito Federal (13,7%), Salvador (16,9%) e Recife (17,2%). A taxa da RMBH está 4,1 pontos percentuais abaixo da média nacional que é de 12,4%. “Fiquei muito satisfeito com essa notícia nessa semana que a Região Metropolitana de BH é a que tem o menor índice de desemprego no Brasil e a nossa renda per capita é a segunda do Brasil, só perdendo para o Distrito Federal, notícia ótima. Vamos continuar trabalhando não só na capital, mas também no interior para que essas notícias fiquem permanentes”, assegurou o governador, que também esteve acompanhado do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Educação

O governador aproveitou a presença de lideranças da comunidade para destacar que também vai ampliar o Programa de Ensino Profissionalizante (PEP) em todo o Estado, o que ajuda a fomentar a geração de emprego de qualidade. Atualmente, o PEP atende cerca de 140 mil estudantes em 380 municípios, oferecendo 60 diferentes cursos profissionalizantes. A proposta de Antonio Anastasia é aumentar o Ensino Profissionalizante para 400 mil vagas. “Conversei com várias crianças, que são alunos das escolas estaduais e municipais. Todas elas com o mesmo nível de educação. Então, fiquei satisfeito. Mas o mais importante é nós termos uma política muito forte para a geração de empregos.

Segurança Pública e Fica Vivo

A visita de Anastasia ao aglomerado encantou a dona de casa Lucélia Paula dos Reis, de 30 anos. Ela fez questão de estampar um adesivo do candidato na camisa e ressaltar o aumento da segurança no Morro do Papagaio nos últimos anos. “Andar por aqui ficou muito mais seguro depois que o Aécio Neves assumiu o Governo. Com Anastasia não está sendo diferente”, disse a moradora, que reside nas proximidades do Núcleo Fica Vivo da Barragem Santa Lúcia.

Parte da redução da criminalidade na comunidade se deve ao Fica Vivo, programa destinado às famílias que vivem em áreas de risco. O projeto, que oferece aos moradores programas sociais, ajuda a afastar os jovens dos contatos com drogas, aumentando, consequentemente, a segurança pública nas áreas atendidas, sendo 25 núcleos em Belo Horizonte e 15 em cidades do interior. Na Barragem Santa Lúcia, o Fica Vivo, inaugurado em 2006, beneficia mais de 420 pessoas.

“Conversando com as pessoas das duas comunidades, eles próprios elogiaram muito a melhoria da segurança pública. Fiquei satisfeito, porque significa que estamos no caminho certo. Temos projetos preventivos, como o Fica Vivo. Também as questões de policiamento ostensivo e ao mesmo tempo de apuração da criminalidade. O mais importante é fazermos o policiamento comunitário, integrado com a comunidade, de maneira respeitosa, chamada polícia cidadã. Uma polícia inteligente e integrada entre as forças civil e militar. Já reduzimos os indicadores de criminalidade ao nível de 10 anos atrás e queremos continuar reduzindo de tal forma que Minas cada vez mais se torne o Estado mais seguro do Brasil”, destacou.

Humildade e trabalho

O governador Antonio Anastasia afirmou que o resultado da pesquisa Ibope, divulgada ontem e que o coloca na liderança das intenções de voto para o Governo do Estado, deve ser visto com humildade. Ele pediu que todos os seus apoiadores continuem trabalhando firme no propósito de levar as suas propostas de governo a todas as regiões de Minas.

“Tenho muito humildade em receber os bons números das pesquisas. Confio nas pesquisas, mas vamos continuar trabalhando de maneira muito empenhada, muito firme, porque a eleição ainda está muito longe, ainda faltam mais de 30 dias. Temos ainda um longo caminho a percorrer, mas há um clima crescente na nossa campanha de adesão, ao mesmo tempo de manifestações das pessoas, das lideranças, eu estou muito otimista com isso”, disse Anastasia. E completou: “começamos a ter um sentimento maior de participação das pessoas e de atenção aos candidatos e, naturalmente, um crescimento muito expressivo da nossa candidatura. E que nos estimula a trabalhar ainda mais para poder continuarmos nesse mesmo caminho”.

Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais" - 29/08/2010 - Assessoria de Imprensa
Foto: Rodrigo Lima/Nitro

Nenhum comentário: