terça-feira, 20 de outubro de 2009

Flamengo


Sou Flamenguista, Carioca da Gema, nascido no Estado da Guanabara, na Cidade maravilhosa, como muito orgulho e muito amor.
Comecei a freqüentar o maior estádio do mundo ainda jovem, quando tinha por volta dos meus oito anos de idade, abençoado por meus primos, Rubro-Negros, que preocupados em me ensinar a andar no caminho do bem a da verdade, dominicalmente, me conduziam ao maracanã. Desde então, comecei a amar e andar no verdadeiro caminho, caminho bem traçado e pintado de vermelho e preto.
Quando me tornei adolescente, minha mãe liberou-me para sair sozinho e já não precisava mais da ajuda de amigos e parentes para ir aos estádios da minha cidade, para acompanhar o clube do coração: Maracanã, Bangu, Campo Grande, Olaria, Ilha do Governador e até mesmo na favela da Barreira do Vasco, sede daquele clube da segunda divisão.
Meu amor foi crescendo, crescendo e crescendo e não perdia um jogo, poderia ser dos profissionais, Juvenil, dente de leite, fraldinha e até de veteranos, lá estava EU, torcendo. Quando tinha uma folguinha no trabalho, lá ia eu pra Gávea. E por falar em Gávea, existe uma frase num daqueles muros internos que diz: Aonde você for se encontrares um Flamenguista encontraste um amigo!
Na época não entendia muito bem o significado desta frase, só descobri realmente quando me mudei para Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Aqui, longe da família, da Gávea, do Maraca e do Mengão, conheci muitos como EU, apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo. Pessoas que nunca tiveram a oportunidade de assistir um jogo de verdade, que só o conheciam pelo rádio ou pela TV. Isso foi incrível.
São tantos os apaixonados espalhados pelo interior de Minas que me surpreendo, quando me saúdam com “saudações rubro-negras”. Quantas vezes tive que contar histórias do Maracanã, torcendo, gritando e comemorando um gol, sensação que só conhece – é claro - quem já participou.
Aqui em BH a torcida do Flamengo está se unindo, se organizando e crescendo ainda mais, inclusive, já temos uma embaixada Rubro-Negra, referendada pela diretoria do Flamengo, representada pela FlaBH, nome da nossa torcida aqui na cidade.
Duas vezes por ano os Flamenguistas que moram em Minas, migram para a capital e lotam o Mineirão, faça sol ou chuva, até mesmo chuva de pedras ou arrastão, de alguns torcedores de um clube que perdeu uns títulos pra gente alguns anos atrás.
Mas quando se trata do Mais Querido do Brasil, tudo vale a pena, pois “Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”!

Nenhum comentário: