sexta-feira, 15 de abril de 2011

Secretaria de Estado de Educação e ALMG lançam concurso de redação para homenagear Ouro Preto

Agência Minas - Belo Horizonte - 14/04/2011

Para celebrar os 300 anos da cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão lançar um concurso de redação. Poderão participar alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e estudantes do Ensino Médio das escolas públicas federais, estaduais e municipais de Minas Gerais.

De acordo com a proposta inicial do concurso, deve ser premiado um aluno em cada categoria, o professor que orientou o trabalho e a escola na qual o aluno vencedor estuda. Com o tema “Eu, minha cidade e os 300 anos do ciclo do Ouro em Minas”, a proposta foi apresentada, na tarde desta quinta-feira (14), aos diretores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que participaram do “Encontro Gerencial de Diretores de SRE”. Todas as 47 diretoras poderão apresentar sugestões para elaboração final do projeto, até o dia 25 de abril.

Entre os objetivos do concurso está o estímulo à pesquisa e à criatividade. A intenção é despertar o discurso crítico, proporcionar a aplicação dos recursos expressivos da linguagem textual e verificar a capacidade de contextualização dos estudantes.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o concurso vai representar o exercício da cidadania. “Nós iremos mobilizar as nossas escolas, os nossos jovens e dar a eles um sentido da importância deles como sujeitos da história e como pessoas que examinam o passado para poder construir uma forma de intervenção do presente e do futuro, o que fará deles coautores do futuro do nosso Estado. Celebrar os 300 anos do ciclo do ouro é muito importante, além disso existe toda questão pedagógica. Nós estaremos treinando o exercício da linguagem de nossos alunos, a capacidade de expressão do pensamento e a articulação lógica das ideias”.

Já o presidente da Assembleia, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), ressalta a importância da parceria entre SEE e a ALMG. “Somente por meio de uma educação plenamente valorizada que nós teremos a oportunidade de transformar a vida das pessoas e construir um Estado desenvolvido e mais solidário”.

Nenhum comentário: